quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

ENTREAJUDA


A ENTRAJUDA é uma Instituição Particular de Solidariedade Social. Foi criada em Abril de 2004. Inspirada na actuação do Banco Alimentar Contra a Fome de Lisboa, o qual está, aliás, na génese da sua constituição.
A ENTRAJUDA estabelece uma relação entre quem quer dar e quem precisa de receber. É constituída por voluntários e benfeitores, ajudando assim as instituições.

Objectivos:

1. Permitir às instituições melhorarem os serviços prestados aos beneficiários, dotando-as de um conjunto de instrumentos e recursos de gestão e de organização capazes de potenciar não só a eficiência dos seus meios como a eficácia dos seus resultados;

2. Mobilizar e facilitar o envolvimento de pessoas e empresas que pretendam associar-se com a sua boa vontade, colocando à disposição das instituições de solidariedade social o seu trabalho, o seu conhecimento, a sua experiência, os produtos e serviços que produzem ou fornecem.


Estratégias:

Passo 1 – Diagnosticar Problemas e Necessidades
· Conhecer pessoal e directamente as instituições, as pessoas que as integram e os utentes que delas beneficiam;
· Auscultar e recolher as suas opiniões, perspectivas e expectativas;
· Recensear problemas, obstáculos, e dificuldades de actuação e de execução da sua missão e serviço;
· Identificar carências de meios humanos, financeiros, técnicos, logísticos e de equipamentos.

Passo 2 – Encontrar Soluções
· Desenhar soluções através da criação, estruturação e formatação de produtos e serviços que vão ao encontro das necessidades diagnosticadas.

Passo 3 – Mobilizar Parceiros
· Pesquisar, seleccionar, convidar, homologar e mobilizar parceiros que participem no processo de criação dos produtos e serviços necessários às soluções preconizadas.

Passo 4 – Mobilizar Voluntários
· Criar, desenvolver e dinamizar um espírito de entreajuda e uma cultura de voluntariado na sociedade civil;
· Orientar, enquadrar, organizar e coordenar vontades, disponibilidades e competências em prol das instituições de solidariedade social apoiadas e dos respectivos beneficiários da sua acção.

Passo 5 – Implementar Soluções
· Coordenar e acompanhar o fornecimento dos produtos e a prestação dos serviços por parte dos parceiros junto das instituições, servindo de interface entre ambos.

Passo 6 – Avaliar Impactos e Desempenhos
· Avaliar o fornecimento dos produtos e a prestação dos serviços por parte dos parceiros junto das instituições de solidariedade social;
· Avaliar com a instituição o bom uso por sua parte dos produtos fornecidos ou dos serviços prestados pelos parceiros;
· Analisar os impactos desses fornecimentos/prestações na melhoria e progresso da missão e serviços finais das instituições de solidariedade social junto dos seus utentes;
· Avaliar os desempenhos e medir os níveis de satisfação de todos os operadores da cadeia de solidariedade social, com particular atenção para os beneficiários finais.

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