quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

FUNDAÇÃO DO GIL



A mascote da Expo’98, o Gil, tornou-se um importante e respeitado símbolo de defesa pela vida dos oceanos e pelo ambiente do planeta.
Hoje, este símbolo está associado à Casa do Gil, uma fundação que ajuda crianças com poucos recursos económicos e que foi criada no final dos anos 90.
A Fundação conta com o apoio de Maria José Ritta, mulher do ex-presidente da república Jorge Sampaio, que aceitou ser Presidente do Conselho Geral. Conta também com apoio de várias personalidades como: António Mega Ferreira, Armando Gomes Leandro, Guilherme Falcão de Oliveira, Joaquim Moreira de Azevedo, José Miguel Júdice, Manuel Rui Nabeiro, Maria Catalina Pestana, Maria Cristina Fangueiro, Maria José Nogueira Pinto, Maria Leonor Beleza, Maria Madalena Sampaio, Miguel Horta e Costa, Odete Maria Leal.
O Conselho de Administração é composto por:
· Guilherme Magalhães, presidente
· Ana Sousa Dias, Vogal
· Edmundo Mão de Ferro Martinho, Vogal
· Rolando Borges Martins, Vogal
· Margarida Pinto Correia, Vogal e administradora-executiva
A Fundação Gil tem como principais fins contribuir para o bem-estar, a valorização pessoal e a integração das crianças e dos jovens que, por muitas razões, se encontrem internados por um período de tempo prolongado em unidades hospitalares, prisionais e muitas mais.
Para conseguir realizar os seus projectos a fundação Gil promove a realização ou patrocínio de acções de carácter cultural, educativo, artístico, cientifico, social e de assistência.

O Dia Do Gil

Há um dia por semana em que os meninos internados nos actuais 16 núcleos em que a fundação Gil actua ficam à espera para que lhes mostrem o mundo exterior. Este dia está dividido em três partes:
· Hora do conto: pretende mostrar às crianças que um livro não é apenas um objecto cultural, mas sim algo que deve ser acarinhado.
· Hora da música: pretende sensibilizar as crianças para a descoberta de sons através de um atelier.
· Hora da descoberta: pode acontecer a qualquer altura. Tudo pode acontecer nesta hora, ou os meninos recebem uma companhia de teatro, ou uma maquilhadora que os pintará da forma que eles quiserem. Muita coisa acontece nesta hora …

Sem comentários:

Enviar um comentário